quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Livros aleatórios que marcaram a minha vida


Listas! Adoro listas de todo tipo! De livros então, mais ainda! Como leitora voraz queria escrever a minha. Essa era para ser uma lista de “10 livros que marcaram a minha vida”, mas acabou que era impossível escolher apenas 10. Sem falar em algumas “menções honrosas”, livros de estilo semelhantes de algum modo a outros que marcaram muito e que também são boas sugestões de leitura.
Então, eis aqui um lista de alguns livros que realmente gostei muito. É difícil dizer de qual gosto mais, pois são de gêneros diferentes e a razão de gostar de cada um varia bastante. Segue também comentário de porque eu acredito que todo mundo deveria lê-los.
Os livros não seguem nenhuma ordem específica e classifiquei-os em categorias aleatórias.

Categoria: relatos de guerra
Relatos de guerra são uma das minhas temáticas favoritas para livros. Tanta emoção, aventura, história e reflexão juntas! Sei que um dos relatos mais famosos é o Diário de Anne Frank, que li e gostei, mas meu relato de guerra favorito é Nada de novo no front de Erich Maria Remarque. É sobre garotos que vão para o front durante a primeira guerra mundial e lá se tornam homens. Comovente até o osso.Também acho interessante por ser um relato sobre a primeira guerra mundial, enquanto a maioria dos livros desse estilo são sobre a segunda guerra. Alerta: leia se você estiver em uma “vibe” boa, pois é de chorar rios de lágrimas.
Menção honrosa para um livro não tão famoso chamado Inverno na manhã Uma jovem no gueto de Varsóvia de Janina Bauman. Título autoexplicativo. A escritora nos brinda com a reflexão de que “a luta mais árdua de todas é permanecer humano em condições desumanas”.

Categoria: romance policial
Meu gênero literário favorito por anos a fio. Desde que terminei de ler todos os romances policiais da Agatha Christie, não li muitos outros no entanto. Ela é minha escritora favorita e gosto de romances policiais antigos. Meu favorito até hoje é O caso dos dez negrinhos (parece que foi rebatizado de “E não sobrou nenhum” mais recentemente). No entanto, indico para que quer iniciar no gênero também O misterioso caso de Styles, história bem clássica no gênero policial, que eu classifico como “crime em família”. É o livro de estréia da Agatha Christie, apresenta o seu personagem mais famoso Hercule Poirot e o meu personagem da Agatha mais querido, o capitão Hastings.
Menção honrosa para Um estudo em vermelho de Sir Arthur Conan Doyle que apresenta ao mundo o famoso Sherlock Holmes. Livro desconcertante!

Categoria: livro espírita
Outro dos meus gêneros favoritos. Livros espíritas são lindos e viciantes. Ao começar um - especialmente se for um dos belíssimos livros da Zíbia Gasparetto - é quase impossível largar. Lembro de ter passado a adolescência lendo esses romances por horas a fio, esquecendo até de comer e dormir às vezes. As histórias são simples, mas envolventes, cheias de reviravoltas e de significado. Mostram o poder da vida e das nossas escolhas. São grandes lições. Mesmo quem não é espírita, deveria dar uma chance para esse tipo de romance. Qualquer livro da Zíbia é um bom livro e poderia figurar nessa lista, mas O matuto me marcou bastante por ser centrado em um personagem de personalidade forte cuja vida sofre uma grande mudança que ele não entende e não gosta inicialmente. Ele quer fazer as coisas do jeito dele e sofre, perdido, diante de alguns acontecimentos que se desenrolam independente da vontade dele. Aos poucos percebe como a vida está sempre certa e se reinventa da melhor maneira. Uma lição de vida!
Menção de honra para Violetas na janela da Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho. Best-seller responsável por me iniciar na literatura espírita aos dez anos de idade. O mais belo, singelo e cativante relato da vida no plano espiritual.

Categoria: crítica social
Livros fortes que te fazem refletir sobre a sociedade e o que ela pode vir a se tornar. Não é uma literatura para qualquer um, tem que ter uma postura crítica para gostar. George Orwell, um dos meus escritores favoritos, e seu 1984 é o livro perfeito. O livro, escrito em 1948 narrando uma sociedade distópica e totalitária, é extremamente atual. Muitos consideraram uma crítica a governos socialistas, mas é muito maior que isso, é uma crítica à sociedade e os rumos que ela está tomando. Mais do que uma simples ficção, é um livro político, com um desfecho que nos deixa parados sem conseguir acreditar, mas que não poderia ser diferente. Outros livros do Orwell são quase igualmente impactantes. A revolução dos bichos, a melhor fábula política já escrita, parece um livro muito adequado para o Brasil atual que leva política tão pouco a sério. O menos famoso O caminho para Wigan Pier publicado em 1937 narrando a vida e o trabalho nas minas de carvão do norte da Inglaterra é um livro sobre trabalho, estrutura social e miséria.
Viagens de Gulliver de Jonathan Swift não é uma leitura exatamente fácil, mas que não deveria ser deixada de lado. É sobre viagens, sobre aventura, é um livro de fantasia e fundamentalmente é um livro sobre os seres humanos e um tapa na cara da sociedade de qualquer tempo e lugar.

Categoria: livro infantil ou sobre a infância
Confesso que quando li O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, pela primeira vez, há tantos anos que nem sei precisar quando, achei que era um livro infantil bem bobo. Não entendi porque as pessoas achavam tão fantástico e concluí que eu não devia ter entendido direito o livro e deixei de lado. Há poucos anos resolvi reler. Dessa vez acho que estava com o espírito mais leve e mais alegre, pois me encantei com a simplicidade do livro que teve uma perspectiva completamente nova para mim. Foi como se ele traduzisse várias ideias bacanas que povoavam minha mente, vários valores que começaram a despertar em mim mais recentemente, enfim, foi um outro olhar sobre a vida. Gratíssima surpresa!
Capitães de areia de Jorge Amado (outro dos meus autores favoritos) mostra um outro tipo de infância, de meninos pobres crescendo pelas ruas da Bahia. Mais brasileiro impossível. No mesmo estilo, menciono Os meninos da rua da praia, de Sérgio Capparelli, dessa vez sobre meninos jornaleiros no centro de Porto Alegre e a aventura deles com uma tartaruguinha perdida.

Categoria: livro místico
Li Há um anjo ao seu lado de Kelsey Tyler com a minha mãe há muitos anos. Lemos e relemos juntas as diversas histórias de pessoas que encontraram anjos em seu caminho. Não, não aquele anjo de auréola e asas, mas pessoas que surgiram em momentos cruciais auxiliando e desapareceram subitamente logo após. Mesmo que não se acredite na parte mística dos relatos, são bonitas histórias de pessoas enfrentando os desafios da vida. Esse livro nos marcou tanto que de tempos em tempos relembramos ainda algumas histórias, mesmo passada mais de uma década de sua leitura.

Categoria: livro sobre o significado da ternura
O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos não poderia figurar em uma categoria diferente de “livro sobre o significado da ternura”. Não, não é um livro infantil sobre um garotinho que tem um pé de laranja lima no quintal de casa. Essa é somente a descrição de quem não entende nada de livro e muito menos de ternura. Chorei, chorei tanto com esse livro! Ao ler, não esqueça de conferir a consagrada dedicatória, tão importante quanto o livro.
Menção honrosa para o mais atual Extraordinário de R. J. Palacio. E não, não vale assistir o filme ao invés de ler o livro! Não é apenas um livro sobre o bullying, é um livro sobre ser terno. Ou, como o personagem principal, o garotinho Auggie Pullman, descobre, é um livro sobre a escolha entre estar certo e ser gentil e que escolher ser gentil é sempre uma opção melhor e mais generosa.

Categoria: vida prática e minimalismo
Não vou escrever muito sobre Menos é mais de Francine Jay, pois já escrevi uma resenha inteira sobre ele aqui. Também os livros da Marie Kondo, A mágica da arrumação e Isso me trás alegria com a singela teoria de que devemos manter nas nossas vidas apenas aquilo que nos trás alegria.

Categoria: empoderamento feminino
Não, não me considero feminista. No entanto, acho que muito aprendemos com exemplos e trago nessa categoria livros sobre mulheres admiráveis. Eu sou Malala, de Malala Yousafzai, é um livro sobre mulheres no Paquistão, é um livro sobre educação, é um livro sobre empoderamento, é um livro sobre terrorismo e repressão. Poderia ser mais completo que isso?
Mulheres que mudaram o mundo, de Gabriel Chalita, merece uma grande menção. A vida e história de mulheres a frente de seu tempo que venceram preconceitos com classe, trabalho duro e sem alarde, conquistando seu espaço com seu próprio esforço e mérito.
Menção honrosa para Depois daquela viagem de Valéria Piassa Polizzi. É a história de uma garota, a própria Valéria, que aos 16 anos contrai o vírus da AIDS. Mais um livro sobre se reinventar e construir a melhor história com aquilo que a vida nos dá.

Categoria: livros sobre a vida como ela é
Possivelmente o livro que mais marcou a minha vida é Vivendo, amando e aprendendo de Leo Buscaglia. 15 anos depois da única vez que li esse livro e ainda lembro de várias passagens. Leo Buscaglia era professor de um curso de “Amor” em uma universidade americana. Sim, um curso intitulado “Amor”. No livro ele explica bastante sobre suas aulas nesse inusitado curso e também sobre a vida e as pessoas, além de fazer várias reflexões sobre educação. Fala sério, você não ia querer saber o que um professor de “amor” tem a dizer? O livro é como se o autor conversasse conosco. A mim ensinou uma forma singela e doce de ver a vida.
Se eu tivesse que escolher apenas um livro para reler pelo resto da minha vida, muito provavelmente seria esse. Preciso dizer mais?

Quais livros marcaram a sua vida? Você já parou para pensar a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário