segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Sobre o final de How I met your mother

How I met your mother foi aquela série que eu amei desde o início até o final, em que eu me vi um pouco representada em cada um dos personagens e que fez sentido todo o tempo. Não foi como Friends, por exemplo, que eu passei a série inteira sentindo vontade de bater na egoísta da Rachel ou como Grey’s Anatomy que para mim perdeu todo o sentido ao longo dos anos.
Assim como acontece com muitos dos livros que leio, vou sentir uma saudade imensa desses personagens!
Refleti bastante sobre o polêmico final e acho que ele, assim como toda a série, tem importantes lições a ensinar.
Para mim Barney Stinson sempre foi o melhor personagem! Definitivamente. Eu não o enxergo como um egoísta. Muito pelo contrário. Embora tenha tratado muitas pessoas como descartáveis, ao longo da série ele dá diversas mostras do quanto se importa com quem realmente importa para ele: a maneira como ele correu para o hospital quando soube que Ted estava lá foi comovente, a maneira como ele se esforçou para arrumar um emprego no GNB para o Marshall e um emprego na televisão para a Robin quando soube que ela poderia ser deportada, a maneira como ele quis pagar para o Marvin a babá dos sonhos da Lily, todas as vezes em que ele se esforçou para fazer a Robin feliz em especial no final quando “trouxe o Canadá” até ela e principalmente o desfecho do “The Robin” – que para mim foi um dos melhores momentos da série, se não o melhor.
Considerações sobre o final:
ATENÇÃO SPOILER. Se você não viu o final da série, pare de ler aqui.
O óbvio e esperado por todos era que Ted vivesse feliz para sempre com a Tracy. Seria o final de conto de fadas. Eu mesma passei a série inteira esperando pelo momento em que “a mãe” se juntaria aos filhos no sofá para ouvir o final da história. Mas esse final feliz não traria tantas reflexões. A série mostrou e nos ensinou sobre a passagem do tempo, sobre o amadurecimento das pessoas e principalmente que há muitas pessoas que passam pela nossa vida nos deixando lições e vivendo algo conosco, mas que nem sempre isso é definitivo. Na vida, nada é definitivo.
A série também ensina que às vezes uma pessoa não pode nos dar tudo o que queremos. Ted queria uma família e filhos. Robin não podia e não queria dar isso a ele. Ela podia dar muitas coisas e foi o que fez ele se apaixonar por ela, mas não podia dar tudo. Robin podia dar muitas coisas a Barney, ela era sua melhor “bro”, mas de certo modo o impedia de ser quem era. Tracy podia dar uma família e filhos para Ted, mas ela também tinha Max seu primeiro amor.
Tracy viveu um sonho lindo com Ted, mas não podemos esquecer que ela tinha Max. A existência de Max mostra claramente como nada é definitivo. Ted foi um recomeço para ela, assim como ela foi um recomeço para Ted também e como Robin foi um recomeço para Ted.
A série era sobre a busca do Ted pela “the one”, mas ela também é uma série sobre a história do Ted com a Robin! Ted passou boa parte da série sendo infeliz, até finalmente encontrar a Tracy. Só que a vida não é perfeita e ela acabou partindo. Ele merecia também viver uma história com a Robin, que veio no momento em que os dois finalmente estavam prontos, maduros e aceitando um o que o outro poderia oferecer. Acho que ele merecia demais essa história com a Robin.
Não gostei do final do Barney. Não consigo acreditar que ele e a Robin não ficaram juntos porque para mim eles eram o casal perfeito da série – com todas as suas imperfeições! Isso doeu. Doeu muito. Mas se refletirmos que o Ted também merecia uma chance com a Robin, ela não poderia mesmo ficar com o Barney. Eu gostaria muito de mudar o final e fazer com que a Robin pudesse ter filhos e ela ter dado um filho a Barney. Depois disso, ela até poderia ficar com o Ted do jeito como aconteceu.
Acho que o final foi muito rápido, com muitas revelações “jogadas” de última hora sem dar tempo para digerir o suficiente. Concordo que a Tracy apareceu muito pouco. Não tivemos tempo suficiente para entender tudo (como a doença dela). Essas são críticas consistentes, mas são críticas sobre a estrutura de apresentação dos últimos capítulos.
Enfim, apesar de controverso e de ter me deixado um pouco triste, acho que esse final ensina muito, assim como a série como um todo ensinou. How I Met Your Mother me fez feliz todo o tempo, tudo bem o final ter me chateado um pouco.
Sim, it was legen... wait for it... dary!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário