sábado, 20 de outubro de 2018

Resenha do livro Menos é Mais - Francine Jay


"E se eu lhe dissesse que ter menos coisas pode fazer de você uma pessoa mais feliz?"
É com essa pergunta simples que Francine Jay inicia seu livro “Menos é Mais”.
Nesse livro a autora explica sua filosofia de vida minimalista, ensina diversas técnicas para organizar nossos objetos, separar as tralhas, refletir sobre a real necessidade de possuir tudo o que possuímos e propõe exercícios para “nos tirar da zona de conforto”.
Como foi bom descobrir que o que eu penso e sinto em relação às coisas é compartilhado por outras pessoas! Muitas vezes me perguntei em silêncio em relação às minhas próprias coisas ou às coisas de outras pessoas “Por que tanta tralha?!” Fui tachada de excessivamente prática e de mão de vaca ao extremo muitas vezes. Uma das frases do livro, no entanto, traduziu bem o que eu sempre senti ao não me apegar a objetos de fases da vida que já passaram ou a objetos que não são úteis e nada acrescentam à minha vida (além de ocupar espaço, juntar pó e representar dinheiro desperdiçado): “Cada coisa excessiva que você elimina da sua vida parece um peso tirado das suas costas. Você terá menos tarefas e menos compras a fazer, pagar, limpar, manter e cuidar”.
Como economista, acredito que sempre me esforço para ser bastante racional nas minhas decisões de consumo, torço para que as pessoas ao meu redor consigam também ser racionais e lamento quando não parecem ser. Ultimamente ainda tenho pensado mais no impacto que meu consumo tem sobre o meio ambiente. A autora nos faz refletir também sobre esse ponto: “Achamos que temos o direito de sustentar nosso estilo de vida consumista a qualquer custo e quase não pensamos nos efeitos disso sobre o meio ambiente”.
O livro foi uma grata surpresa e recomendo sua leitura, além da aplicação do desapego e da reflexão sobre o que realmente importa dentre as coisas que possuímos. Vale ao menos pensar a respeito.

Livro: Menos é Mais Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida
Autor: Francine Jay
Número de páginas: 216
Página do livro no site da Companhia das Letras: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=88183

2 comentários: