quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

15 Dicas para planejar uma viagem sozinho(a)



Eu costumo viajar sozinha e esse fato parece surpreender bastante muitas pessoas ao meu redor, ainda mais quando digo que não faço pacotes, eu mesma compro minhas passagens, escolho minha hospedagem e monto meus roteiros de modo independente. Afirmo que é fácil e tranquilo, possível para qualquer um.  Então aqui vão algumas dicas que acho fundamentais ao planejar uma viagem (seja sozinho, seja acompanhado) e sites que utilizo muito nas minhas pesquisas e planejamento:


1) TripAdvisor

TripAdvisor (https://www.tripadvisor.com.br/) é meu melhor amigo em viagens desde que o conheci. É um site com avaliações de hotéis, atrações e restaurantes em todo o mundo. Sempre entro para verificar as avaliações de hostels e restaurantes que tenho intenção de ir, além de verificar as atrações das cidades que visito de modo organizado, com fotos e comentários de outros viajantes.


2) Hostelworld

Hostelworld (https://www.hostelworld.com/ ou https://www.brazilian.hostelworld.com/ para a versão em português) é meu site principal para pesquisar hostels em qualquer local. Posso classificar os hostels por preço ou verificar um mapa com a localização de todos. Nele encontra as avaliações de outras pessoas que se hospedaram naquele local, além de ver as fotos do estabelecimentos, os tipos de quartos que eles oferecem (com os preços e número de camas), as facilidades e a disponibilidade nas datas que desejo. Já reservei diversas vezes pelo Hostelworld (no Brasil e no exterior) e sempre deu tudo certo. É preciso ter cartão de crédito e pagar uma pequena porcentagem do valor total da estadia no momento da reserva (o restante é pago diretamente no estabelecimento). Outras vezes utilizei o Hostelworld apenas como mecanismo de busca reservando diretamente no site do hostel (quando o preço era mais vantajoso dessa forma).


3) Maxmilhas

Maxmilhas (https://www.maxmilhas.com.br/) é um daqueles sites em que é possível comprar passagens emitidas com milhas de outras pessoas e pagar em dinheiro por isso. Já comprei e deu tudo certo, o pagamento foi confirmado em minutos e a passagem emitida quase imediatamente à minha compra. O atendimento deles também é excelente e a empresa é muitíssimo bem avaliada no Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/empresa/maxmilhas/?q=maxmil).


4) Google Flights


O Google Flights ou Google Vôos é um mecanismo de busca de vôos do próprio Google que também utilizo muito. Ele busca passagens e encaminha o usuário para compra diretamente no site da companhia. É muito prático e rápido fazer a pesquisa.


5) Seguro Viagem

Felizmente nunca precisei utilizar o seguro viagem durante uma viagem internacional, mas sempre faço questão de fazer e viajar tranquila (lembrando ainda que para a Europa é obrigatório fazer seguro viagem). Costumo comprar na VitalCard (https://www.vitalcard.com.br/) diretamente pelo site, os preços sempre foram muito atrativos. Na última viagem para a Europa no entanto, achei os preços da VitalCard muito salgados e acabei adquirindo o seguro da Ita Travel Card (https://www.itatravelcard.com.br/) que estava com um preço excelente. Como disse, nunca utilizei de fato o seguro, então posso avaliar apenas a experiência de compra que foram ambas muito positivas. Independente da empresa escolhida, é muito fácil adquirir um seguro viagem diretamente com a seguradora pela internet, não é necessário contratar um serviço de empresa de turismo apenas para isso.


6) Flixbus e Megabus

Utilizei os ônibus da Flixbus (https://www.flixbus.pt) em deslocamentos pela Europa e da Megabus (https://www.megabus.com/) nos Estados Unidos. Tudo sempre deu certo. A Flixbus tem até mesmo site em português. É possível comprar passagens com antecedência (compro antes de viajar mesmo). São ônibus econômicos e simples, não espere grandes confortos, mas para viagens econômicas são perfeitos. Os preços das passagens variam conforme a disponibilidade e tendem a ficar mais caros quanto mais próximo da data, por isso planejar com antecedência é a melhor escolha. Há um boa oferta de horários e eu pelo menos não enfrentei atrasos. Nos três trechos que realizei com a Flixbus não houve nenhuma implicância com o tamanho ou peso da minha mala (embora no site tenha medidas e peso recomendável).
Para viagens dentro da Europa acho muito interessante considerar fazer os deslocamentos por terra e se livrar de todos os procedimentos de aeroporto, inclusive o tempo que se leva para chegar nos aeroportos, usualmente distantes dos centros das cidades.


7) Mapa offline

Baixar antes de viajar um mapa offline e o pacote de mapas das cidades que vai visitar é a melhor pedida para evitar imprevistos com internet. Na última viagem utilizei o Here We Go que além do mapa, me dava (mesmo offline) as opções de trajetos de transporte público para chegar em qualquer lugar. Apenas uma vez em Berlim ele não me mostrou um trajeto de metrô que, voltando, percebi que teria sido mais simples para chegar até o zoológico da cidade. Outra vez em Bruxelas ele não estava conseguindo atualizar a minha localização no mapa (não sei se era problema no aplicativo ou no GPS do smartphone). Mesmo assim creio que foram questões pontuais, pois utilizei o app exaustivamente e com sucesso.


8) Estude o mapa de metrô e o sistema de transporte público

Se estiver fazendo uma viagem para cidades grandes com redes de metrô complexas, gaste algum tempo antes da viagem estudando o funcionamento do transporte público da cidade. Olhe o mapa do metrô (eu gosto de levar uma cópia impressa para imprevistos, além de salvar no celular), entenda as linhas principais e memorize as linhas e o nome da estação mais próxima do seu hostel/hotel. Pesquise sobre o funcionamento de ônibus e trens. Quanto mais tempo você gastar estudando o transporte, mais fácil ficará usá-lo quando chegar a hora. Verifique os custos de transporte para planejar seus gastos e faça cálculos do que é mais vantajoso caso a cidade oferte passes diários e/ou semanais.


9) Viaje com pouca bagagem

Para mim, a pior parte de viajar é carregar a bagagem. Utilizando transporte público, algumas vezes é exaustivo ter que carregar todos os quilos de tralhas que julgamos imprescindíveis para a viagem, mas que geralmente não usamos. Por favor, por favor, pense muito bem na quantidade de coisas que você vai levar. Desapegue da ideia de que é feio repetir roupa: especialmente em clima frio, é perfeitamente possível trocar apenas as camisetas de baixo por vários dias. O mesmo vale para calçados, eu levo apenas tênis em viagens. Casaco em clima frio? Leve UM, o mais grosso que possuir. Se há chance de encontrar neve, o melhor material é nylon. Também não leve acessórios em número excessivo, são mais coisas para organizar e provavelmente você acabará com preguiça de ficar trocando e guardando cada coisa e usará sempre os mesmos. Exemplo, gosto muito de lenços, mas levo apenas UM dos favoritos por viagem para clima frio. O mesmo vale para brincos (no máximo dois) e anéis.
Uma vez ainda li a dica de que após selecionar tudo que pretendemos levar em uma viagem, devemos retirar metade e levar o resto. Sou minimalista para malas então sempre seleciono pouca coisa, mas tenho adotado essa ideia de retirar algumas peças e sempre confirmo que elas não fizeram falta nenhuma.
Dica extra: leve uma doleira, aqueles “sacos” de colocar dinheiro por dentro da roupa na cintura.


10) Faça um cálculo de gasto diário e se mantenha fiel a ele

Faça o planejamento financeiro da sua viagem. Viagem não é desculpa para gastar como se não houvesse amanhã. Calcule uma média diária de quanto você precisará para entradas em atrações e alimentação e se mantenha fiel a esse cálculo. Se gastou muito em um dia, compense no outro. Não acredite na falácia do “quem converte, não se diverte”. Aceite que tudo cotado em dólar, euro ou outras moedas fortes será mais caro do que o equivalente no Brasil (mesmo um simples café), mas tenha uma noção do quanto está pagando por cada coisa e do quanto precisou trabalhar para ganhar esse valor.
Uma boa ideia é dar uma pesquisada no Quanto Custa Viajar (https://quantocustaviajar.com/) que dá algumas estimativas de gastos em diversas cidades do mundo, mas não confie cegamente nessas estimativas, pondere se elas estão adequadas para a sua realidade.


11) Pesquise a forma mais econômica de sair/chegar no aeroporto

Gastos com transfer ou táxi no aeroporto podem encarecer muito sua viagem. Sempre há uma maneira barata ou pelo menos mais econômica de chegar nos aeroportos. Lembre que muitas pessoas trabalham lá e essas pessoas precisam se deslocar todos os dias, mesmo que o aeroporto fique muito distante do centro. Às vezes, o centro da cidade está à apenas um percurso longo de ônibus, mas talvez não seja tão complicado e nem exija longas caminhadas. Pesquise as alternativas e não tenha medo do transporte público. Em todas minhas viagens de avião, tanto no Brasil quanto no exterior, utilizei apenas uma única vez um transfer do hostel para o aeroporto e isso porque era de madrugada e eu infelizmente ainda estava com uma mala grande. Mais um motivo para viajar com pouca mala. Sempre deu tudo certo, mas sempre pesquisei a respeito com antecedência.


12) Pesquise passagens de ida e volta separadas

Especialmente se a primeira e a última cidade do seu roteiro forem diferentes, pode ser mais barato comprar a ida e a volta separada. Já fiz e deu certo. Vale a pena fazer as cotações comprando as passagens juntas e separadas. Ainda, pense no seu roteiro com antecedência, pois comprar passagem de ida e volta para uma mesma cidade e ter que voltar a ela apenas para pegar o vôo de retorno, pode não valer a pena, pois gastará dinheiro e tempo, às vezes pode valer mais a pena que a volta seja pela última cidade do roteiro, seja comprando junta com a ida, seja comprando separada.


13) Vá ao supermercado

Descubra se existe um supermercado próximo do seu hostel/hotel e vá até ele para comprar água e pequenos lanches. Eu faço do supermercado meu melhor amigo e ainda descubro produtos diferentes.


14) Pesquise as atrações

Pesquise quais são as atrações do lugar que estará visitando, quais os horários, dias e preços e veja avaliações de outros viajantes (TripAdvisor é excelente nessa hora) e analise se elas são realmente do seu interesse e valem o custo que representam. Ir somente por ir em algo que não é do seu gosto e estilo não faz sentido e gasta um tempo que já é limitado e que poderia ser utilizado em algo mais “a sua cara”.


15) Deixar roteiros anotados com alguém

Por último, após tudo planejado, recomendo deixar seu roteiro anotado com alguém. Dados dos vôos, contatos do hotel ou hostel e itinerário básico são informações importantes que alguém que fica deve conhecer. Em caso de emergência pode ser necessário. Ficar totalmente incomunicável, com todo mundo ignorando sua localização, não é legal.


Observação: todos os sites e serviços mencionados aqui já foram utilizados por mim, mas não recebo nenhum tipo de patrocínio ou favorecimento por mencioná-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário