quarta-feira, 8 de abril de 2020

38 coisas aleatórias que observei no Japão




Minha última viagem foi para o Japão. Em 18 dias lá, pude observar algumas coisas curiosas e diferentes. Para não perder o costume de fazer listas, vamos a mais uma com as curiosidades da terra do sol nascente.

Categoria “Observações gerais”:

1) Todas aquelas imagens com prédios cheios de luminosos coloridos piscando, a multidão andando em volta e as placas em japonês é muito real. 

2) Apesar das ruas estarem sempre abarrotadas de pessoas e do movimento intenso, é um país muito silencioso de um modo que eu não sei explicar. Mesmo no transporte público as pessoas ficam quietas e em silêncio. Quando cheguei de volta ao Brasil, ainda no aeroporto, percebi o quanto somos barulhentos. Todo mundo fala alto e o tempo todo. 

3) A sensação de segurança é incrível. Mesmo andar a noite por ruas vazias ou em lugares de grande movimento é extremamente seguro.

4) Em muitos lugares, mesmo em restaurantes e especialmente em templos, é preciso tirar os sapatos para entrar.

5) As ruas em Tóquio não tem nome!!! Me apavorei quando descobri isso antes mesmo de viajar. Apenas algumas ruas principais têm nomes. As demais têm apenas alguns números que indicam a região ou bairro, a quadra e o número do prédio e não, as quadras não seguem nenhuma lógica possível de entender. Sem mapa no smartphone acho que é impossível encontrar qualquer coisa sozinho. 

6) Não vi tantos turistas ocidentais como imaginei que veria. Claro que eles existem, encontrei vários, mas muito menos do que achei que haveria. Fiquei com a impressão de que os principais turistas do Japão são coreanos e chineses. Muitas informações em pontos turísticos estão em coreano e chinês além do japonês e inglês de praxe.

7) Eles têm banhos públicos em que as pessoas tomam banho em público - totalmente sem roupas - em piscinas com água bem quente. São separados por gênero. Experimentei apenas em um dos hostels que fiquei. É necessário tomar uma ducha antes de entrar na piscina e a água da piscina é muito quente, há muito vapor no ambiente. É gostoso, mas é realmente muito quente, não dá para ficar muito tempo.

8) O sistema de transporte público é fácil de entender. Nas estações de metrô e trem, há muitas (muitas mesmo) placas indicando o caminho para diferentes plataformas e itinerários a cada poucos passos, então é muito fácil se localizar.

9) Ao usar o metrô ou trem, é preciso cuidar o número da saída que se deseja. Cada estação tem diferentes saídas indicadas por números e cada uma dá em um lugar diferente. Sabendo o número da saída que se deseja, é muito fácil encontrar dentro da estação.

10) Para comprar tickets individuais para o metrô/trem se utilizam máquinas (não há guichê com atendimento humano) e o preço varia conforme a distância percorrida. Caso se calcule o valor errado, ao passar na catraca de saída, você vê um aviso indicando para ajustar o valor em uma máquina especial para isso para que a saída seja liberada.

11) O cachorro da ração akita (o Hashiko do filme “Sempre ao seu lado”) é bem comum. Vi várias pessoas passeando na rua com um deles.

12) O Museu do Memorial da Paz de Hiroshima é simplesmente o lugar mais triste que eu já vi na vida. É absolutamente chocante observar as histórias contadas nesse museu sobre a bomba atômica. Mais horrível ainda é pensar que foi uma obra humana. É preciso visitar para entender o sentimento que ele desperta.


Categoria “Comida, bebida e restaurantes”:

13) O sushi não tem cream cheese e é bem melhor que o brasileiro.

14) As frutas são muito caras especialmente morangos.

15) Em muitos restaurantes, as pessoas se sentam uma ao lado da outra em uma grande mesa ou balcão.

16) A bebida da moda parece ser o highball, presente em todos os bares que visitei e vi.

17) A maioria dos restaurantes tem um cardápio ou placa na porta (do lado de fora) com os preços o que facilita muito na escolha de onde comer. Muitos restaurantes tem cardápio em inglês, mas estes poderiam ser ainda mais comuns.

18) Não se utiliza faca para nenhuma refeição. As carnes (especialmente porco, frango e peixe) já vem cortadas em fatias. Algumas comidas como curry com arroz vêm com uma colher para comer.

19) Nos restaurantes, ou quando se compra algo de comer, é comum receber um lenço umedecido para limpar as mãos antes de comer. Achei um bom hábito, agora gosto de carregar alguns comigo para higienizar as mãos.

20) A maioria das comidas é deliciosamente apimentada. Muitas também costumam ter algum caldo também. Nada de comida seca!

21) Alguns restaurantes recebem os pedidos e o pagamento em máquinas. Você insere o dinheiro e clica no botão correspondente ao prato que deseja e aos adicionais. A máquina libera o troco e um ticket para retirar a comida. Muito prático.

22) Eles comem muito arroz. As porções de arroz nos pratos são sempre muito generosas. O arroz não é soltinho como o brasileiro. Sempre arroz branco, não vi em nenhum lugar arroz integral. Aliás, não vi nenhum pão integral também. Comi diversos pães e bolos de padaria e loja de conveniência e nunca vi para vender pão integral. 


Categoria “Japoneses”:

23) O japonês é um povo simpático, mas a população não fala muito inglês. 

24) As mulheres japonesas se vestem muito bem e de um modo muito feminino. Mesmo no inverno, elas usam saias longas muito bonitas e não se importam muito de colocar um casacão por cima de tudo ou misturar com tênis de um modo bem despojado.

25) O japonês é um povo que sorri muito, mas que tem os dentes muito tortos. Também não observei ninguém usando aparelho nos dentes.

26) O japonês é um povo honesto. Perdi uma boina na rua no caminho entre o hostel e a estação de metrô em Kyoto. Encontrei dois dias depois em cima de um pequeno muro no meio do trajeto.

27) Sim, eles são muito baixos. Tenho 1,76 e me sentia muito alta em todos os lugares.

28) Os japoneses fumam muito! É extremamente comum ver gente fumando nos lugares reservados para tal (os fumódromos), muito mais do que no Brasil, e muitos restaurantes tem áreas para fumantes. Quando fui em um bar, pela primeira vez em muitos anos, senti que voltei para casa com cheiro de cigarro na roupa. 


Categoria “Produtos”:

29) Os banheiros são super tecnológicos. O vaso sanitário tem vários botões para descarga, liberar água em diferentes direções, ar quente e alguns são aquecidos. É incrivelmente bom! No início achei muito engraçado.

30) Em alguns lugares é possível encontrar o banheiro tradicional japonês. É tipo  um “buraco no chão” para usar de cócoras.

31) Eles parecem ser bem obcecados com produtos para limpeza de pele. É possível encontrar um corredor inteiro dedicado a produtos dessa categoria nas lojas.

32) Há máquinas de bebidas (água, sucos e refrigerantes) espalhadas por todo o canto nas ruas e estações de trem. Os rótulos são em japonês, mas é fácil de deduzir.

33) Existe Kit Kat de muitos sabores diferentes como chá, laranja, sakura e farinha de soja.

34) O chá verde é bem melhor que o chá verde comprado no Brasil. Água ou chá verde normalmente estão disponíveis gratuitamente nos restaurantes.

35) Tudo é super embalado. Chocolates e bolachas especialmente tem sempre pelo menos duas camadas de embalagem. Muitos tem uma embalagem principal e  dentro uma embalagem individual para cada chocolate ou cada biscoito. Ponto negativo, pois gera muito lixo.

36) Os japoneses usam muito plástico. Diferentemente da Europa, no Japão eles não se importam de fornecer gratuitamente sacola plástica em todas lojas e supermercados. Eles também distribuem fartamente guardanapos individualmente embalados em plástico e talheres descartáveis conforme o que você compra em lojas de conveniência.

37) Há uma enorme variedade de máscaras para o rosto. Especialmente as do tipo sheet mask.

38) Todos os quatro hostels em que fiquei disponibilizava shampoo, condicionador e sabonete líquido em todos os banheiros. Nunca vi isso em nenhum outro hostel em nenhum outro lugar.

Extra
Algumas coisas muito diferentes que comi:
Sushi de ova de salmão e de ouriço do mar
Cartilagem de tubarão
Pele de frango frita em espetinhos com molho adocicado
Ramén (que é minha comida japonesa preferida definitivamente)
Pão em formato de melão com recheio de sorvete de creme
Sorvete de gergelim
Sorvete de baunilha negra
Iogurte de babosa
Takoyaki (bolinho de polvo)
Pepino japonês como comida de bar para acompanhar bebidas alcoólicas


O Japão é um país incrível que eu adorei ter tido a oportunidade de conhecer. É um país que acredito que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida, mais do que qualquer outro. Porque é uma diferença muito grande em relação a qualquer outro lugar que eu tenha ido. 


Fonte da imagem:  https://pixabay.com/pt/photos/jap%C3%A3o-t%C3%B3quio-shibuya-japon%C3%AAs-217882/

2 comentários:

  1. Olá Adriana!

    Belo post! Como morador daqui, tive uma boa risada em ver estes pontos, eles são verdadeiríssimos!

    Quais lugares chegou a visitar? Dependendo da cidade, os pontos são mais aplicáveis ou menos.

    Só fazendo algumas observações pra complementar o seu detalhadíssimo post:

    5) O Japão usa um sistema de "blocos" pra identificar endereços. Um exemplo seria Tokyo-to Shibuya-ku Udagawa-cho 1-4-12, onde cada nome é o estado, cidade, "bairro", e os números são região-quadra-prédio. Nesse exemplo, o endereço aponta para o prédio número 12 do quarteirão 4 da subdivisão 1 do bairro de Udagawa na cidade de Shibuya e no estado de Tokyo. Meio contra-intuitivo comparado ao Brasil, mas uma vez que se acostuma, você começa a conseguir "enxergar" o mapa do local simplesmente lendo o endereço.

    11) Na verdade a maioria destes cachorros não são Akita, mas sim uma raça parecida, o Shiba-inu (https://en.wikipedia.org/wiki/Shiba_Inu). São bem parecidos com Akita, mas menores e mais apropriados para criar em apartamentos das cidades. Estes sim são muito comuns, Akitas são mais criados no campo.

    Que bom que você gostou daqui, eu curto muito também a região.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Pinguim! Obrigada pelo comentário e pelos esclarecimentos. Não sabia que você morava no Japão.
      Eu estive em Tokyo, Osaka, Kyoto, Nara, Hiroshima, Kamakura e Yokohama. Tokyo é fabulosa, mas gostei muito de Kyoto, é tipo um "happy place" para mim. =)

      Excluir