terça-feira, 24 de março de 2020

Dicas de livros



“Achamos que quando nos arrancam de nossas trilhas rotineiras tudo está perdido; mas é só então que começa algo novo e bom” (TOLSTÓI, 2017, posição 27383).

Em tempos de confinamento por conta do Corona Vírus, estou tentando intensificar minhas leituras, então vamos aos comentários sobre os livros interessantes dos últimos tempos:

A riqueza da vida simples - Gustavo Cerbasi

Já li vários livros do Gustavo Cerbasi e acho as reflexões dele muito ponderadas. Esse, lançado em 2019, se concentra bastante, como o nome diz, em refletir sobre a busca por um estilo de vida mais simples e mais de acordo com o que é realmente importante para nós ao invés do estilo que é comumente adotado pela sociedade como modelo de sucesso. O livro também apresenta alguns questionamentos para nos tirar da zona de conforto como por que não mudar, escolher outro modo de vida, outra casa, outras escolhas de consumo que caibam no nosso orçamento e estejam mais de acordo com o que podemos e queremos. 
Este ano estou tentando fazer um resgate colocando no centro da minha vida os objetivos financeiros e de consumo que são e sempre foram meus sonhos e eliminando ou reduzindo drasticamente o orçamento dedicado aquilo que não tem a ver com os sonhos principais (aqueles que realmente impactam na minha felicidade). É uma questão de rever prioridades, algo que acredito deve ser examinado de tempos em tempos. Então, a leitura do livro do Cerbasi teve tudo a ver com esse meu momento.


Guerra e Paz - Liev Tolstói

Tinha curiosidade sobre esse clássico da literatura mundial. Ele é enorme e posso dizer: vale a pena todo o tempo dedicado a sua leitura. É difícil explicar, mas Tolstói tem uma maneira única de escrever que eu nunca havia visto. Além de reflexões históricas interessantes, ele descreve cenas e personagens de uma maneira muito rica, é realmente como se conhecêssemos seus personagens, como se eles fossem reais. Obviamente um livro para quem gosta de ler. 
Acho que as descrições abaixo falam por si só:

Era evidente que agora ele só compreendia com dificuldade tudo o que era vivo; mas ao mesmo tempo sentia-se que ele não compreendia os vivos não porque estivesse privado das suas faculdades do entendimento, e sim porque compreendia outra coisa, algo que os vivos não compreendiam e não podiam compreender e que o absorvia por completo (TOLSTÓI, 2017, posição 24033).

A loucura de Pierre consistia em que ele não esperava, como antes, motivos pessoais, que ele chamava de virtudes, para amar as pessoas, mas o amor enchia completamente seu coração, e ele, ao amar as pessoas sem nenhum motivo, acabava encontrando motivos inquestionáveis para amar as pessoas (TOLSTÓI, 2017, posição 27538).


Referências:
TOLSTÓI, Liev. Guerra e Paz. Companhia das Letras: 2017, São Paulo. Ebook Kindle.



2 comentários:

  1. Olá Adriana, obrigada pelas dicas de leitura. Queria muito te mandar um email mas não sei o teu endereço. Entra em contato, ok? Meu email está disponível no meu perfil, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá xará Adri, eu escrevi também sobre outros livros aqui: https://osventosdodestino.blogspot.com/2018/10/livros-aleatorios-que-marcaram-minha.html

      Excluir