segunda-feira, 9 de março de 2020

Minimalismo: Coisas que eu não compro mais / não tenho mais



Pensar sobre coisas que não compramos mais e/ou que não temos mais é um exercício bem interessante. Principalmente porque percebi que é difícil pensar em coisas que não fazem mais parte da minha vida, simplesmente porque elas foram esquecidas, elas não são mais importantes e não fazem mais falta nenhuma. É um exercício de “puxar pela memória”. Adoro listas, então vamos a mais uma.
1. Esmalte: faz anos que não pinto mais as unhas. É muito tempo e energia envolvido e creio que os vidrinhos de esmalte são artigos bem poluentes e um lixo gerado desnecessário.
2. Bolsas grandes: desde que me mudei para perto do trabalho e carrego menos coisas todos os dias, passei a usar apenas bolsas menores. Para viajar utilizo uma mochila. Minimizei o tamanho da bolsa e a quantidade de coisas que carrego.
3. Sapatos baratos que machucam: instrumentos de tortura na forma de sapatos (e principalmente sapatilhas) não fazem mais parte da minha cesta de compras. Prefiro ter menos pares e apenas aqueles que eu gosto e posso usar sem maltratar meus pés.
4. Lençóis baratos que formam bolinhas: acho engraçado a forma como a maioria das pessoas se preocupa bastante com as roupas que usa mas muito pouco com as roupa de cama em que passa boa parte da vida. Utilizo apenas percal 180 fios que é fresco, macio e durável. 
5. Roupa preta: por uma questão de energia (pode chamar de superstição se quiser), eu prefiro não comprar mais roupas pretas. Já faz uns 4 anos desde que comprei a última. Ainda tenho umas três peças de roupa preta que eu gosto e não vou me desfazer, pois estão em boas condições, mas prefiro não comprar outras. Ao mesmo tempo, aumentei bastante a quantidade de roupas brancas que eu tenho e passei a adorar o branco! Agora, geralmente as roupas que mais me chamam atenção são brancas. Para o inverno gosto muito do cinza e do verde escuro.
6. Amaciante: não sinto necessidade, simples assim.
7. Livros físicos: tenho kindle desde 2013.
8. Microondas: quando me mudei, fiz questão de não comprar microondas. Na cozinha apenas fogão, geladeira, liquidificador e iogurteira. Quase 6 meses depois, não sinto absolutamente falta nenhuma do microondas. Acredito que tudo pode ser feito no fogão, exatamente como na época pré microondas e pré outros itens elétricos de cozinha.
9. Netflix: percebi que não gostava de um modo geral das séries exclusivas da Netflix e que muitos filmes que eu queria ver não estavam disponíveis do catálogo. Também por medida de economia, cancelei a assinatura quando me mudei. Não sinto falta. Tenho sky play graças a assinatura sky do meu pai na qual posso assistir séries da HBO (maior qualidade na minha opinião) e assisto vídeos no youtube quando quero me distrair. Netflix também drena bastante do nosso tempo (sem falar do tempo escolhendo o que assistir). 
10. Jaqueta de couro ou jeans: na adolescência amava uma jaqueta jeans surrada que eu tinha e há poucos anos atrás tinha duas jaquetas de couro vegetal que duraram pouco na minha opinião, mas agora não sinto mais vontade de usar esse tipo de roupa. Prefiro casacos de tecido, lã ou nylon (este quando quero algo bem quente).
11. Guarda roupa: quando me mudei não levei meu guarda-roupa e não comprei um novo. Tenho uma arara de roupas para os cabides, uma caixa organizadora, duas prateleiras no rack da tv e uma gaveta no criado-mudo para as roupas, é suficiente. É libertador ver o quarto com espaço livre, sem um móvel enorme.
12. Detergente para louça: uso sabão em barra. O motivo foi porque o detergente vem sempre em uma garrafinha plástica: lixo desnecessário. Ok, sei que ainda consumo muitos e muitos produtos excessivamente embalados, mas pelo menos esse eu eliminei.
13. Ferro e tábua de passar roupa: a não ser que seja para um evento realmente muito especial, eu não passo minhas roupas então não preciso de ferro e tábua. Quando extremamente necessário passar uma peça para um evento desses, pego emprestado com a minha mãe. Acho interessante essa ideia de não comprar o que usamos muito pouco, mas pedir emprestado. Por que não?
14. Bolacha (biscoito?) recheada: faz anos que não como nenhuma. Morar sozinha é providencial quando se trata de cortar alguns hábitos alimentares ruins, pois se eu não compro, não terá disponível em casa então é só não comprar.
15. Tv aberta: faz anos que não assisto a programação da tv aberta. Primeiro porque não me interesso pelos conteúdos e segundo porque acho o ritmo muito lento, muito enrolado.
16. Tapete: apenas mais uma coisa para acumular pó. Tenho apenas um na porta do lado de fora.
17. Pote plástico: ok, ainda tenho alguns de sorvete e açaí, mas prefiro utilizar potes de vidro, acho mais higiênico e durável.
18. Robe: cheguei a ter dois de cetim. Em casa acabava ficando com preguiça de usar e/ou achava desnecessário. Para viajar acabava não levando para não ocupar espaço na mala.
19. Pijama: ainda tenho um pijama curto que uso quando viajo. Prefiro usar uma roupa velhinha para dormir ao invés de comprar uma roupa para um único fim específico. No inverno, calça de moletom é a melhor roupa para ficar em casa quentinha e confortável.
20. Baladas (geralmente caras) com músicas que não me interessam: gosto bastante de sair, mas parei de ir em lugares geralmente com filas intermináveis e com entradas caras para ouvir músicas de estilos que não me agradam. Agora escolho muito bem os lugares que frequento e o quanto estou disposta a pagar por eles.
21. Shorts jeans: ainda tenho e uso, mas não compro mais. Acho que existem outras roupas mais confortáveis e que me deixam mais bonita do que shorts jeans. Não me desfiz dos dois que ainda tenho porque estão em ótimo estado.
22. Taxas bancárias: nem pensar. Faz anos que uso apenas bancos digitais e corretoras. Nem um centavo gasto com tarifas absurdas e pacotes de serviços.
23. Açúcar refinado: faço bolo com frequência então ainda uso açúcar, mas só compro o demerara agora. 
24. Instagram: na verdade nunca tive. Sempre me perguntam sobre o meu instagram e eu digo que não tenho, mas apesar de muita gente me perguntar, não tenho vontade de ter. Acho muita exposição. Ainda tenho Facebook, mas faz mais de um ano acho que não posto nada. É mais tempo para dedicar à atividades que verdadeiramente acrescentem algo, tempo para ler, para ouvir podcasts, para escrever, etc.


Um comentário:

  1. Oi, tudo bem Adriana? Pelas profundezas na internet acabei encontrando você pelo Tinder, e por estar lá por outros motivos achei sua descrição incrível, e li suas coisas aqui e achei extremamente incrível, se quiser me mandar um email para conversar sobre tudo um pouco: luansantos.contato@hotmail.com, te achei incrível.

    ResponderExcluir