terça-feira, 25 de junho de 2019

Livros, filmes e séries dos últimos tempos




Bora lá fazer uma espécie de diário de algumas coisinhas que tenho lido e assistido e que valeu a pena ultimamente.

Livros

Não conta lá em casa: Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo - André Fan
Eu nunca assisti o tal programa “Não conta lá em casa” sobre o qual o livro trata, mas curti muito o livro. Bem legal ler sobre uns países muito diferentes que provavelmente por questões de segurança eu não vou visitar, não tão cedo pelo menos. Algumas passagens são meio desnecessárias, o autor perde algum tempo com umas bobagens, e o estilo de escrita não é tão refinado a ponto de dar aquela emoção ao ler,  assim como não se aprofunda demais nos problemas dos países (acho que nem era esse o objetivo), mas ainda assim é um bom relato de viagens, bem leve, para ler sem muita pretensão. 



Morte Súbita - J. K. Rowling
Sabe aquele livro que te faz chorar? Pois é, fazia tempo que eu não encontrava um desses, mas Morte Súbita conseguiu. Ele passou anos parado no meu Kindle esperando para ser lido e eu acabava não iniciando nunca porque havia visto alguns comentários negativos sobre o livro, que era meio chato. Até que criei coragem porque estava querendo uma história diferente e de ficção. No início aparecem uma profusão de personagens e seus pensamentos e formas de lidar em relação a morte súbita de um personagem bastante envolvido na comunidade de Pagford onde a história se desenrola. Aos poucos vamos entendendo as relações entre todos esses personagens e no meio das picuinhas entre vizinhos, das brigas de casais e dos desentendimentos entre pais e filhos adolescentes, conseguimos refletir sobre o ser humano e as mutações que as relações humanas sofrem ao longo do tempo. O final é bem cruel na minha opinião, eu particularmente preferiria que ele tivesse sido diferente, mais otimista, mas entendi a crueldade e a tristeza dos acontecimentos finais do livro, afinal, como na vida, nem todas as histórias têm finais felizes e precisamos aprender a lidar com isso.



Robinson Crusoé - Daniel Defoe
Esse na verdade li mais para o início do ano, depois de ter deixado ele por anos na fila de leitura no kindle. Baita livro. Ele foi publicado originalmente em 1719! Nada menos do que 300 anos! E ainda não caiu no esquecimento. Óbvio que teria algum motivo para isso. Gosto de ler livros antigos, digo que sou muito antiga e tradicional no que se refere a livros. A história é ótima e não é nem um pouco enfadonho ler páginas e páginas sobre “um cara sozinho em uma ilha”, o ritmo da história é muito bom. Confesso que fiquei com um pouquinho de medo até em algumas passagens. 



Filmes

Mary Poppins
Adoro musicais! Mary Poppins é um daqueles musicais fofos, antigões (o filme é de 1964), que mesmo não sendo criança vale a pena assistir. Apesar de ser longo (mais de duas horas de duração), o filme passa bem rápido. Adorei os cenários antigos e bonitos e mesmo não entendendo quase nada de cinema, achei muito legal ver os efeitos que eles conseguiam fazer naquela época. Mesmo sendo velho, não é um daqueles filmes que a gente considera tosco hoje em dia, parece que é um filme atemporal. 



Séries

Big Little Lies - 2ª Temporada
Adorei a primeira temporada dessa série (escrevi sobre ela aqui) e fiquei contente que a segunda temporada finalmente tenha chegado. As atuações são impecáveis e é uma série que te faz pensar bastante. Ainda imprevisível sobre para onde a série vai caminhar.



Lúcifer - 4ª Temporada
Em geral não curto muito as produções da Netflix e achei que ela “estragaria” Lúcifer que é uma série que eu adoro. Para minha boa surpresa ela até que não estragou e a quarta temporada caminhou relativamente bem, embora eu ache que tenha se concentrado demais em alguns personagens secundários, mais do que no núcleo Lúcifer/Chloe. A temporada terminou dignamente e li que vai ter sim uma quinta e última temporada. Torcendo para que seja uma boa temporada com um final bacana. Sei lá, parece que tenho o hábito de não curtir os finais das séries. Acho que também arrastar séries interminavelmente não adianta nada (hello Grey’s Anatomy, que eu parei de acompanhar faz anos porque não aguentava mais os rumos que a série tomava e ela ainda continua existindo)  e se terminar bem na quinta temporada, já fico contente. 



Somebody feed Phill - 1ª e 2ª Temporadas
Comida e viagens em forma de série. Basicamente o tal Phill, que é um cara até bem engraçado e carismático, sai pelo mundo mostrando os locais e as comidas. Não tinha como não me interessar. O legal é que é um programa de comida que não mostra apenas comida, mostra bastante dos lugares e da cultura por onde o Phill passa. Também não é somente aquela comida fresca de restaurante de alta gastronomia que eu nunca vou ter acesso e que usa ingredientes inimagináveis. Ele mostra também comida simples, de “gente normal” e mercados dos lugares, assim como alguma comida de rua.



The Good Doctor - 1ª e 2ª Temporadas
Que grata descoberta! Eu estava há muito tempo (anos) sem assistir séries médicas procurando uma que fosse a minha cara depois de ter largado Grey’s Anatomy quando eu achei que a essência da série tinha se perdido e finalmente encontrei The Good Doctor para preencher esse vazio. Achei o personagem autista interpretado por Freddie Highmore muito fofo. Não sei quase nada a respeito do autismo então não sei o quão factível a série é, mas isso não importa, o que importa é que ela é tocante e ao mesmo tempo divertida e realmente torcemos pelo personagem. Só achei que a série tem um grupo muito limitado de personagens. Talvez por estar acostumada com Grey’s Anatomy e todos os núcleos de cirurgiões de diferentes áreas, achei que The Good Doctor é mais limitada nesse sentido, além de mostrar apenas um ou dois casos médicos por episódio. Mesmo assim, vale a pena.

2 comentários:

  1. Oi Adriana,

    Adoro seus resumos de livros e séries. Serve pra abrir a mente.

    obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gosta Kspov. Para mim funciona como uma recordação quando o tempo passar e novos livros e filmes ocuparem a memória.

      Excluir