sexta-feira, 17 de maio de 2019

Mitos sobre dinheiro e investimentos



Educação financeira é sem dúvidas um dos meus temas favoritos. Sempre fui disciplina em poupar e estudo bastante sobre investimentos. Acompanho diversos blogs sobre finanças pessoais, gosto de deixar o tema sempre quentinho na mente, acho que isso colabora ainda mais para a disciplina. Percebo que a maioria das pessoas não se preocupa com o assunto, é como se estivessem esperando as coisas caírem do céu. Por isso acho importante escrever algumas coisas que eu gostaria que todo mundo soubesse sobre o dinheiro, o hábito de poupar e investir e desmistificar alguns mitos.

É preciso ter muito dinheiro para investir.
Mito. Investimentos no tesouro direto partem de R$ 30. Meros R$ 30! Com R$ 100 já dá para fazer a festa. É possível também encontrar CDBs a partir de R$ 100 e a partir de R$ 1000 a maioria das corretoras oferece uma ampla oferta de CDBs , LCIs e LCAs com rentabilidade muito boa.

Poupança ainda é o investimento mais seguro.
Mito. Muita gente entendida nem considera poupança um investimento. Sério, com todo o acesso facilitado hoje em dia, poupança nem deveria ser mais uma opção para deixar o dinheiro parado. Tesouro direto tem a garantia do governo (que por pior que seja sempre honrou os pagamentos) e produtos financeiros de bancos tem a garantia do FGC (fundo garantidor de crédito), a mesma garantia da poupança, só que com uma rentabilidade muito melhor.

Precisa entender de economia, finanças e matemática para investir.
Mito. Grande parte dos investimentos, na chamada renda fixa que tem, como o nome diz, uma rentabilidade fixa, é preciso apenas entender algumas características do produtos, vantagens e desvantagens e utilizando um simulador de rentabilidade pela internet (muitos sites disponibilizam) é possível calcular sem sofrimento a rentabilidade e fazer simulações.

Vou investir quando tiver dinheiro para investir.
Mito. Se você vai esperar ter dinheiro para investir, tenho uma péssima notícia: você NUNCA terá dinheiro. Sempre haverá outras coisas para consumir o seu dinheiro. A gente gasta o que sobra depois de investir ao invés de investir o que sobra depois de gastar.

Aquela ideia milagrosa e mirabolante (hello Betina) que eu vi por aí de dobrar o capital rapidamente, de entrar em um esquema qualquer, é uma boa ideia para investir o meu dinheiro.
Mito. Não existe milagre. Não existe ficar rico da noite para o dia (a não ser que, talvez, você herde uma fortuna ou ganhe na loteria o que tem uma probabilidade minúscula de acontecer para a maioria das pessoas). O que deixa as pessoas ricas é trabalhar, em primeiro lugar. Em segunda é a tríade: tempo, paciência e disciplina. São os juros compostos que farão seu capital se multiplicar com o tempo, é a sua paciência de esperar e sua disciplina em investir sempre que farão o “bolo” crescer. Simples assim.

Comprar carro e/ou trocar de carro é um investimento.
Mito. Carro é o que mais me horroriza no que se refere aos mitos sobre investimentos. Carro é um passivo que é algo que te faz gastar dinheiro e não um ativo que é algo que te faz ganhar dinheiro. Tenho uma ideia bem simples e direta sobre o tema: CARRO TE EMPOBRECE. A troca constante de carro com a desculpinha de que ele se desvaloriza só me faz revirar os olhos e dizer: o caminho do enriquecimento não passa pela troca constante de carro. Ai, pra mim é tão óbvio que dá até preguiça escrever a respeito. Há excelentes textos em blogs de finanças que provam direitinho isso e desmontam qualquer argumento.

Agora algumas verdades sobre dinheiro e investimentos.

É fundamental anotar os gastos.
Verdade. Você sabe para onde está indo seu dinheiro? Pelamordedeus, me diz que sabe. Porque se não sabe, como você quer fazer sobrar? No entanto, não é NADA difícil controlar os gastos: tem vários aplicativo para smartphone para fazer isso e vai estar sempre a mão.

É preciso aumentar a renda ou reduzir os gastos.
Verdade. De preferência os dois né? Se você não quer reduzir os gastos, tem que dar um jeito de pelo menos aumentar a renda. Se aumentar a renda E reduzir os gastos, terá ainda mais dinheiro para investir.

Essas são só algumas coisinhas que lembrei de cara. Se fosse pensar mais a respeito, surgiriam muito mais. A ideia era apenas dar uma alfinetada e gerar uma reflexão sobre esse tema tão importante.



2 comentários:

  1. Oi Adriana

    isso mesmo, vc está certíssima.

    Em relação a anotar tudo onde gasto, eu não anoto. A estratégia que adotei é a seguinte. Assim que recebo meu salário já separo uma parte para investimentos e tenho que viver com o restante, simples assim. Lógico que tem todo um planejamento por trás, mas não sou de anotar o cafézinho que tomo.

    abs e mais um ótimo Post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kspov, você está certíssimo em adotar a estratégia do "pague-se primeiro". É uma das melhores estratégias para garantir que vai conseguir investir sempre.

      Excluir