segunda-feira, 7 de junho de 2021

Observações aleatórias sobre o Tinder (parte 2)

 




Percebi que na parte 1 do texto aqui, esqueci diversas observações e histórias, então vamos lá fazer a continuação.


1. Primeira pergunta que o cara faz: o que tu faz da vida? Minha vontade de responder: “Por que? Tu quer me dar um golpe?” Como se as pessoas fossem definidas pelos empregos que têm. Aliás, as pessoas têm que parar de achar que são definidas pelos empregos que têm. Isso é tão banal, tão superficial. Eu quero ser definida pelas experiências que tive, pelas coisas que aprendi, pelas histórias que vivi, não pelo que diz minha carteira de trabalho.


2. Sobre o item 1 acima, tenho uma história engraçada. Cansada desse tipo de pergunta superficial, uma vez que um cara me perguntou isso, eu respondi “eu vendo a minha arte na praia”. Continuamos a conversar e dali alguns minutos o cara perguntou “mas o que tu vende na praia mesmo?”, eu respondi “miçanga” e a reação dele foi “ah, legal”. Eu acho que o cara estava realmente acreditando que eu vendia artesanato na praia.


3. Primeira pergunta que o cara faz: o que tu procura aqui? Ué, não procuro nada, não perdi nada. Eu só sei que nada sei e o cara vem me perguntar o que eu procuro no Tinder? Esse tipo de pergunta me irrita porque é como se caso eu der a resposta “errada”, isto é, uma resposta diferente do que a pessoa quer, eu serei descartada como alguém que absolutamente não vale a pena conversar/conhecer. Não é porque queremos coisas diferentes que não podemos ao menos trocar uma ideia.


4. Regra para dar superlike: em geral eu só dou super like se a descrição for muito legal/inteligente. Por favor, me surpreendam com uma descrição incrível.


5. Por falar em descrições, por favor, parem de usar o “quem se descreve, se limita”. Isso é tão 2014. 


6. Escrever na descrição “vou mentir sobre como nos conhecemos”. Por favor, conhecer gente na internet já está normalizado, não tem mais o estigma de uns anos atrás. O estranho hoje em dia é conhecer alguém FORA da internet. 


7. Ainda sobre descrições. Não há nada mais bobo do que o cara que escreve “não sei o que falar sobre mim”. Como assim cara? Você é a pessoa que mais se conhece no mundo inteiro. Não tem absolutamente ninguém que saiba mais sobre você do que você mesmo e mesmo assim você não é capaz de escrever duas frases que seja sobre quem deveria ser a sua pessoa preferida no mundo?


8. Estava eu no aeroporto do Chile no meio da noite esperando um voo de conexão. Sem nada para fazer, comecei a deslizar no Tinder só para passar o tédio e o sono. Eis que dei um match. O cara pergunta no chat (não lembro mais em que idioma foi, se inglês ou espanhol, mas o sentido era esse): “por acaso você fuma tabaco?”. Respondi que não. O cara desfez o match. Sei lá, acho que ele estava procurando alguém que tivesse um cigarro...


9. Por falar em Chile, estava eu lá no Chile uns anos atrás e dei match com um alemão. Conversamos um pouco e marcamos de tomar sorvete no dia seguinte. Beleza. Gringos são meio estranhos, não abraçam, não beijam no rosto ao cumprimentar, mas enfim, conversamos em inglês por cerca de uma hora. Eu fiquei muito feliz por estar conseguindo manter uma conversa razoavelmente coerente em inglês por todo esse tempo. Ele então me  convidou para ir em um bar naquela noite. Aceitei bem faceira, ainda mais que o bar era perto do meu hostel, o horário era bom, tudo certo. Durante a tarde fiquei sem internet porque estava turistando e quando cheguei de volta no hostel pouco tempo antes da hora combinada de me encontrar com ele, recebi uma mensagem dele dizendo que ele não ia ir porque simplesmente já estava indo dormir para viajar no outro dia cedo. Nós tínhamos combinado de ir no bar às 20 horas, não era nada realmente tarde e ele me diz que ia dormir?! Claro, pelo menos ele avisou, mas me senti meio frustrada porque afinal o cara preferia ir dormir do que sair comigo e nem sequer se deu ao trabalho de pensar em uma desculpa melhor. Pelo menos virou uma história engraçada para contar. 


10. A cultura do desinteresse. Parecem existir regras que eu absolutamente não compreendo sobre como se deve agir no Tinder. Deveriam publicar um manual de instruções até. Não se pode mostrar muito interesse, deve-se sempre mostrar menos interesse que a outra parte, aliás, é quase uma disputa para ver quem mostra menos interesse às vezes. Não se pode responder imediatamente para não dar a ideia de que se está muito disponível. Acho isso tão cansativo.


11. Ter milhões de contatinhos. É absolutamente imprescindível ter milhões de contatinhos simultâneos. De preferência sair com várias pessoas ao mesmo tempo. Uma vez que se cansa de um, sempre haverá outro na fila. Eu nunca tive milhões de contatinhos, aliás, na maior parte do tempo tenho zero contatinhos. Até converso com várias pessoas ao mesmo tempo, acho que trocar ideias é absolutamente normal, mas essa de ter um grande número de ficantes em potencial permanentemente à disposição nunca aconteceu. Já ouvi que várias pessoas tem (tanto homens quanto mulheres), aparentemente não é muito incomum, mas eu não saberia nem como agir. No fundo, chego a achar desrespeitoso. Eu - como já disse várias vezes nesse blog - gosto de viver histórias. Não tenho a intenção de me prender a ninguém porque existem muitas coisas na vida que eu quero/gosto de fazer sozinha e acho que tenho muito a aprender ainda, mas sempre acreditei em viver histórias com intenção, em aprender com as pessoas que cruzam o meu caminho. Infelizmente, não sei como agir nesse mundo de desinteresse e de casos simultâneos. O fato é que já me magoei muito com pessoas que agiam dessa maneira.


Novamente essas observações e histórias são frutos da minha observação e experiência pessoal refletindo apenas as coisas aleatórias que passam pela minha cabeça. Não são uma verdade absoluta ou um manual de instruções para o Tinder. Meu objetivo ao escrever, foi apenas passar o tempo e me divertir me lembrando dessas histórias. 


Fonte da imagem: Margarida Coração Romance Dia Dos - Foto gratuita no Pixabay

2 comentários:

  1. Olá Adriana,

    Tenho buscado por blogs pessoais, acho a leitura tão prazerosa, conhecer as experiências de outras pessoas tem me despertado muito interesse.

    Não me recordo como encontrei seu link, mas acabei salvando na pastinha de blogs para ler. Vou entrando em vários links até encontrar coisas interessantes.

    Gostei do nome do blog, quando li o título a música já me veio na cabeça e comecei a cantarolar. Engenheiros também é uma de minhas bandas favorifas. E Humberto é um cara que eu admiro.

    Sobre o Tinder, não tenho nenhuma experiência a respeito. Nunca tive curiosidade em baixar o App. Mas achei interessante a sua experiência. Já passou por várias histórias. 😄

    Bom conhecer seu espaço!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Pois é, o Humberto é uma baita voz e as músicas do Engenheiros são mesmo a trilha sonora perfeita da minha vida. :)
      Tem um texto que escrevi quase todo com trechos de músicas dos Engenheiros (https://osventosdodestino.blogspot.com/2020/01/nada-foi-por-acaso.html)
      E sobre o Tinder, é divertido dar uma chance, rende algumas risadas, com o tempo acaba sendo cansativo, mas pelo menos ficam os aprendizados, histórias malucas e vergonhas para contar.

      Excluir